Rondônia tem fábrica pioneira na 




produção de óleo de avestruz




Óleo de Avestruz rico em ômega 3, 6, 7 e 9 também é usado na fabricação de cosméticos.
Única no mundo, fábrica em Mirante da Serra que investe nas aves.

Avestruzes são criados em fazenda de Mirante da Serra (Foto: José Francisco/Divulgação)Avestruzes são criados em fazenda de Mirante da Serra (Foto: José Francisco/Divulgação)
















A cidade de Mirante da Serra, em Rondônia, é conhecida como 
uma grande produtora de óleo natural de avestruz. A fábrica, inaugurada na cidade em março deste ano, é a única no mundo a produzir o óleo natural. De acordo com José Francisco Cardozo, diretor da indústria, uma tonelada de banha de avestruz - de onde é extraído o óleo rico em ômegas 3,6,7 e 9 - é produzida por mês. Lá, além do óleo, uma linha de cosméticos também foi lançada.




De acordo com o empresário, a criação das aves em Rondônia ainda é pequena, por isso é necessário trazer a matéria prima de outras regiões do país como Nordeste, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.



Foram 10 anos de trabalho artesanal, até que em 2012 o óleo de avestruz recebeu o selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura. “Após anos de luta, já ficou comprovado o valor nutricional agregado ao óleo de avestruz. Para este ano, pesquisas científicas devem começar a ser realizadas em Barretos, SP, para comprovar os benefícios do produto no tratamento de doenças”, explica José Francisco.



Para o produtor, diversos tratamentos nos quais o óleo de avestruz foi incorporado o resultado foi satisfatório. “Isso acontece porque a mescla dos nutrientes encontrados no óleo gera uma série de benefícios à saúde”, explica.


Ácidos graxos e vitaminas



O óleo tem em sua composição, ácidos graxos essenciais, conhecidos como ômegas 3, 6, 7 e 9, além das vitaminas A e E, atestados pela Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal do Pará e pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).



O óleo natural de avestruz ainda não é exportado. Segundo José Francisco, atualmente o produto é comercializado em cerca de 50% dos estados do país.
Avestruzes produzem óleo com alto teor de ômega 3 (Foto: José Francisco/Divulgação)Avestruzes produzem óleo com alto teor de ômega 3 (Foto: José Francisco/Divulgação )

Nenhum comentário: